Documento de Visão Geral: um jeito rápido para começar a documentar um projeto de jogo digital (tem um ebook no final 🙂 ).
12/09/2020

Ao final do desenvolvimento de um jogo, um importante subproduto é gerado, o documento de game design (GDD). Trata-se de um material no qual o projeto do jogo está documentado, todas as suas informações relevantes do design: As várias alterações no roteiro, a mecânica, as plataformas, os desenhos de fases, as regras, etc.

A depender de inúmeras variáveis, como o tamanho do jogo e o tempo gasto para desenvolve-lo, este documento pode conter centenas, até milhares de páginas. Neste post, apresento uma forma rápida, prática e efetiva de documentação que comunica a visão geral do jogo. Ideal para ser apresentada em uma reunião de pitch para investidores, colaboradores, e para nortear a abertura do projeto de desenvolvimento de um jogo digital. Espero que possa contribuir para os games que você e sua equipe irão desenvolver daqui para frente.

Os tópicos listados a seguir, têm o objetivo de guiar você na criação de um documento de visão geral sobre um projeto de jogo que está em vias de ser desenvolvido. Ele não é um fim em si mesmo e não dispensa a redação do documento de game design (GDD). Antes, pode ser encarado como o primeiro passo na sua jornada de documentação.

Sinopse

Em um ou dois parágrafos descreva como é o jogo. Um exemplo interessante de sinopse e a do jogo Valiant Heart:

ValiantHearts: The Great War conta a história de 4 personagens com destinos cruzados e de um amor desfeito por um mundo destroçado.  Entre nesta aventura 2D com animação em estilo quadrinhos, que mistura exploração, ação e puzzles. Jogue com cada um dos 4 personagens em meio as trincheiras da Grande Guerra e conheça sua história enquanto ajuda um jovem soldado alemão a encontrar o seu amor. Guie seu fiel amigo canino através de obstáculos, como arames farpados e minas terrestres, para resolver puzzles ou evitar inimigos… Confie nele: este cão será o seu melhor amigo!

O jogo

Qual o tipo do jogo que será desenvolvido? Em qual gênero ele se enquadra (ação, aventura, estratégia, jogo sério, simulador, etc.)? O que esperar desse jogo? O que não esperar?

Gameplay

O que o jogador vai construir de experiência ao interagir com o jogo? Quais formas de interação serão utilizadas (gamepad, teclado e mouse, toque na tela…)?

Roteiro

Descreva a história, os lugares, a época em que se passa o jogo. Apresente qual o papel será desempenhado pelo jogador ao longo do gameplay (um pirata, uma princesa, um cão, uma guerreira…)

Interface

Crie um wireframe para deixar clara como será a visão do jogo. Qual a perspectiva ( FPS, TPS, side scroller, isométrica, plataforma..)?

Música e efeitos sonoros

Faça uma coletânea de músicas que podem ajudar ao músico a se inspirar para compor as trilhas para o jogo. Também tem diversos sites interessantes para baixar efeitos sonoros e pequenos trechos de música. Assim que já tiver algumas músicas compostas, é interessante criar uma conta em algum repositório de músicas online, como o sound cloud, por exemplo.

Público Alvo

O Jogo é direcionado para qual tipo de pessoas (faixa etária, localização, gênero…)? Qual o tipo de jogador (hardcore ou casual)?

Distribuição

Em qual plataforma as pessoas poderão acessar o jogo? (lojas online, consoles, mídias físicas, smartphones, algum cliente específico)

Crédito

Aqui vai o nome de todos que ajudaram nessa etapa prévia. Se for um jogo que tenha um patrocínio ou um financiamento, pode ter o nome da empresa ou do órgão de fomento.


Documentar é preciso, mas não precisa ser sacal. Portanto, não se prenda a formas ortodoxas de documentação, a ousadia aqui pode significar um hype ainda maior em torno do seu game. Para ter uma documentação criativa e efetiva, você pode lançar mão de instrumentos como

  • Infográficos;
  • Mapas mentais;
  • Website;
  • Vídeo;
  • O que mais lhe vier à mente.

De tanto utilizar essas ferramentas em vários projetos, resolvi escrever um Ebook com essas informações. Pode baixar, repassar para os amigos, apresentar em aulas, só lembra de creditar direitinho.

Vamos continuar essa conversa lá nas minhas redes sociais!

Outras postagens

Signos Do Zodíaco

Meu conhecimento de zodíaco, horóscopo e qualquer coisa correlata se resume às horas que gastei assistindo Cavaleiros do Zodíaco. Mas, isso não ia me impedir de ilustrar esses símbolos que tanto recheiam o imaginário das pessoas. Só que fiz no estilo xilogravura, que...

A jornada do professor

A vida é recheada de encontros únicos e irrepetíveis, cada disciplina que temos a oportunidade de ministrar ou de ser aluno, enseja muitas oportunidades e aprendizados. A disciplina de Prática de Ensino em Administração no período 2021.2 no PPGA da UFPB, fortaleceu...

Seu Luiz, o homem que inventou o Nordeste

Nós nordestinos crescemos com uma identificação simbólica muito marcada pelo cruzamento de diversas culturas. Indígenas de diversas etnias, africanos de diversos países e reinos, europeus, judeus, turcos, eslavos, enfim, o caldeirão onde o Nordeste brasileiro foi...