Ao final do desenvolvimento de um jogo, um importante subproduto é gerado, o documento de game design (GDD). Trata-se de um material no qual o projeto do jogo está documentado, todas as suas informações relevantes do design: As várias alterações no roteiro, a mecânica, as plataformas, os desenhos de fases, as regras, etc.
A depender de inúmeras variáveis, como o tamanho do jogo e o tempo gasto para desenvolve-lo, este documento pode conter centenas, até milhares de páginas. Neste post, apresento uma forma rápida, prática e efetiva de documentação que comunica a visão geral do jogo. Ideal para ser apresentada em uma reunião de pitch para investidores, colaboradores, e para nortear a abertura do projeto de desenvolvimento de um jogo digital. Espero que possa contribuir para os games que você e sua equipe irão desenvolver daqui para frente.
Os tópicos listados a seguir, têm o objetivo de guiar você na criação de um documento de visão geral sobre um projeto de jogo que está em vias de ser desenvolvido. Ele não é um fim em si mesmo e não dispensa a redação do documento de game design (GDD). Antes, pode ser encarado como o primeiro passo na sua jornada de documentação.
Sinopse
Em um ou dois parágrafos descreva como é o jogo. Um exemplo interessante de sinopse e a do jogo Valiant Heart:
ValiantHearts: The Great War conta a história de 4 personagens com destinos cruzados e de um amor desfeito por um mundo destroçado. Entre nesta aventura 2D com animação em estilo quadrinhos, que mistura exploração, ação e puzzles. Jogue com cada um dos 4 personagens em meio as trincheiras da Grande Guerra e conheça sua história enquanto ajuda um jovem soldado alemão a encontrar o seu amor. Guie seu fiel amigo canino através de obstáculos, como arames farpados e minas terrestres, para resolver puzzles ou evitar inimigos… Confie nele: este cão será o seu melhor amigo!
O jogo
Qual o tipo do jogo que será desenvolvido? Em qual gênero ele se enquadra (ação, aventura, estratégia, jogo sério, simulador, etc.)? O que esperar desse jogo? O que não esperar?
Gameplay
O que o jogador vai construir de experiência ao interagir com o jogo? Quais formas de interação serão utilizadas (gamepad, teclado e mouse, toque na tela…)?
Roteiro
Descreva a história, os lugares, a época em que se passa o jogo. Apresente qual o papel será desempenhado pelo jogador ao longo do gameplay (um pirata, uma princesa, um cão, uma guerreira…)
Interface
Crie um wireframe para deixar clara como será a visão do jogo. Qual a perspectiva ( FPS, TPS, side scroller, isométrica, plataforma..)?
Música e efeitos sonoros
Faça uma coletânea de músicas que podem ajudar ao músico a se inspirar para compor as trilhas para o jogo. Também tem diversos sites interessantes para baixar efeitos sonoros e pequenos trechos de música. Assim que já tiver algumas músicas compostas, é interessante criar uma conta em algum repositório de músicas online, como o sound cloud, por exemplo.
Público Alvo
O Jogo é direcionado para qual tipo de pessoas (faixa etária, localização, gênero…)? Qual o tipo de jogador (hardcore ou casual)?
Distribuição
Em qual plataforma as pessoas poderão acessar o jogo? (lojas online, consoles, mídias físicas, smartphones, algum cliente específico)
Crédito
Aqui vai o nome de todos que ajudaram nessa etapa prévia. Se for um jogo que tenha um patrocínio ou um financiamento, pode ter o nome da empresa ou do órgão de fomento.
Documentar é preciso, mas não precisa ser sacal. Portanto, não se prenda a formas ortodoxas de documentação, a ousadia aqui pode significar um hype ainda maior em torno do seu game. Para ter uma documentação criativa e efetiva, você pode lançar mão de instrumentos como
- Infográficos;
- Mapas mentais;
- Website;
- Vídeo;
- O que mais lhe vier à mente.
De tanto utilizar essas ferramentas em vários projetos, resolvi escrever um Ebook com essas informações. Pode baixar, repassar para os amigos, apresentar em aulas, só lembra de creditar direitinho.