Da ideia à loja – Etapas do desenvolvimento de games.
12/09/2020

O projeto de um jogo digital envolve várias disciplinas que, em geral, têm pouca área de contato entre si. Fazendo com que os backlogs das sprints sejam verdadeiras miscelâneas, contendo atividades de programação, arte, roteiro, música e gamedesign. Portanto, antes de começar a desenvolver, é importante conhecer os passos que são comumente trilhados até ter um jogo publicado. Que são (1) ideação, depois (2) pré-produção, em seguida a (3) prototipagem, (4) desenvolvimento, (5) testes e ajustes e, por fim a (6) distribuição.

Ideação ou conceito

Tudo começa na ideia. Quando você tem aquele belo insight para desenvolver um game.  Ou quando, em equipe, participa de um brainstorming e a ideia surge. Uma boa dica é ter sempre à mão algo para anotar as ideias, um bloco de papel, ou até mesmo fazer gravações em áudio.

Pré produção

Nesta fase é feito o planejamento detalhado do jogo. São definidos, estilos de arte, plano de desenvolvimento, desenho de fases, mecânicas e regras.

Prototipagem

O protótipo deve ser construído para que sejam testadas a mecânica e o fluxo do jogo de uma forma geral. O primeiro balanceamento é feito nesta etapa.

Desenvolvimento

Compreende as etapas de criação da arte, desenvolvimento das animações, da música e dos sons, da programação das interfaces e das ações do jogo. Nesta etapa, as mecânicas são refinadas.

Testes e Qualidade

Nesta etapa, a equipe de qualidade comanda as ações, para assegurar que o fluxo de gameplay aconteça conforme pensado na fase pré-produção. Esta etapa pode acontecer em paralelo a etapa de desenvolvimento.

Distribuição

Finalmente o jogo é lançado nas plataformas definidas na fase de planejamento. Com isso, é acionado o modo “Melhoria contínua” na equipe que terá que dar suporte ao jogo, consertando eventuais bugs e trabalhando em atualizações.

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